quinta-feira, 10 de junho de 2010

Características Gerais dos Equinodermos



1. Revestimento e proteção:

A epiderme simples recobre o esqueleto e os espinhos (quando presentes). Os espinhos, que servem como proteção (principalmente no ouriço-do-mar), são bem alongados e às vezes providos de glândulas venenosas. Algumas espécies possuem ainda pequenas pinças (pedicelárias) que servem para defesa e para manter sempre limpa a superfície do corpo.

2. Sustentação e locomoção:

Possuem endoesqueleto de placas calcáreas móveis (articuladas) ou fixas, freqüentemente com espinhos. As placas podem ser macroscópicas, distribuídas pelo corpo, como nos pepinos-do-mar, ou constituir uma carapaça muito resistente, como nos ouriços-do-mar. Nestes animais, a locomoção é lenta e é feita pelos pés ambulacrários e ainda por espinhos movidos por músculos.

3. Nutrição e digestão:

O sistema digestivo é completo, exceto nos ofiúros. As estrelas-do-mar são carnívoras e predadoras, seu alimento preferido são as ostras. Apesar da potente musculatura das ostras, as estrelas-do-mar conseguem abrir-lhe as valvas, introduzir seu estômago e lançar enzimas, ocorrendo um digestão externa. Os ouriços-do-mar alimentam-se de algas, que são trituradas pelos cinco dentes calcários, que formam a lanterna de Aristóteles.

4. Circulação:

Não possuem coração nem mesmo sistema circulatório típico. Existe, porém, um reduzido sistema de canais (canais pseudohemais), com disposição radial, onde circula um líquido incolor contendo amebócitos.

5. Respiração:

A respiração por difusão ocorre no sistema ambulacrário. Além disso, na estrela-do-mar e ouriço-do-mar existem diminutas e ramificadas brânquias dérmicas. Na cloaca do pepino-do-mar existem túbulos ramificados, as árvores respiratórias ou hidropulmões, que acumulam água para as trocas gasosas.

6. Excreção:

Não existe nenhum órgão especializado. Os catobólitos são levados por amebócitos aos pés ambulacrários, hidropulmões ou a qualquer estruturas exposta à água, que os elimina por difusão.

7. Sistema nervoso:

Não há gânglios, mas sim um anel nervoso próximo à região oral, de onde saem nervos radiais.

8. Sentidos:

Possuem células táteis na superfície do corpo. Na extremidade dos braços das estrelas-do-mar existem células fotorreceptoras.

9. Reprodução:

São animais de sexos separados e de fecundação externa. Os órgãos sexuais são simples, existindo, geralmente, apenas gônadas sem ductos genitais. O desenvolvimento é indireto, aparecendo em cada classe um tipo característico de larva: bipinária (nas estrelas-do-mar), pluteus (ofiúros e ouriço), dolidária (crinóides) e auriculária (pepino-do-mar). A simetria é bilateral nas larvas, passando a radial nos animais adultos. A reprodução assexuada aparece em algumas larvas que se autodividem; além disso, as estrelas-do-mar e o pepino-do-mar têm a capacidade regenerar partes perdidas. Fonte: http://educar.sc.usp.br/licenciatura/2000/equino/classificacao.htm

13 comentários:

  1. poxa cara o vale emm essa tua pesquisa e di grnde utilidade .. muito bomm valew mesmo .. ateh mais valew ..

    ResponderExcluir
  2. Parabéns pela sua postagem!!! Foi muito valiosa para mim!

    ResponderExcluir
  3. Pow não fala de que maneira os equinodermos podem
    indicar se um ambiente esta poluído quem sabe pf deixe sua postagem ae pra ajudar obg !!!

    ResponderExcluir
  4. bem explicativo esse texto muito bom

    ResponderExcluir
  5. Nooossa, caramba, tua pesquisa ajudou muito aqui, tem um trab. de ciências pra terça, teu post tá muito legal, mesmo.

    ResponderExcluir
  6. Tuas informações foram pra lá de valiosas pra mim.

    ResponderExcluir
  7. gostii mtoo..valeuu me ajudou bastantee...^^

    ResponderExcluir
  8. Me Ajudou mto, PARABEENS e mto obrigada!

    ResponderExcluir
  9. Cara. Tua explicação ta melhor doq a do livro :o . Entendi muita coisa! valeu mesmo, vai me ajudar muito para a prova de amanhã, obrigada !

    ResponderExcluir